Os tipos de chaves auto
Os tipos mais comuns de chaves de ramo automóvel são explicados neste guia, ajudando-o a identificar o sistema de imobilização da sua chave e orientando-o na escolha do serviço que você necessita
Tradicionalmente chamadas de "chaves mecânicas", estas são encontradas habitualmente em modelos de carros mais antigos, mas não só, existem também carros atuais com este tipo de chave.
A partir de aproximadamente 1995, quase todos os veículos são equipados com um sistema de imobilização que faz comunicação com o transponder da chave, um pequeno dispositivo eletrônico para por em funcionamento a viatura. Portanto, apenas lapidar a chave não será suficiente para por o motor a funcionar. Além disso, é necessário programar o transponder da chave.
A próxima geração de chaves combina chaves de carro tradicionais com um controle remoto anexado ou incorporado, chamadas "Chaves com comando".
Em veículos mais recentes, o padrão são chaves de carro com comando que apresentam uma lâmina de metal ponta e mola, geralmente conhecidas como chaves flip.
O controlo remoto aciona a abertura e a trancagem das portas do veículo e a ativação de várias funções de segurança, enquanto a lâmina da chave é responsável por ligar o motor e abrir manualmente as portas.
Em veículos mais recentes, você encontrará chaves de carro eletrônicas conhecidas como "Chaves de Slot" ou "Chaves Fobik". Embora a parte metálica da chave não seja necessária para ligar o motor ou abrir o carro, a lâmina ainda está presente.
Normalmente, ela fica oculta dentro do invólucro de plástico da chave e é usada apenas em situações de emergência para abrir a viatura.
Essas chaves precisam ser inseridas no leitor de ignição ou no slot para o motor poder ser ligado.
Esse tipo de chave é comumente utilizado por fabricantes de automóveis como Renault, Mercedes, e também pode ser encontrado em alguns modelos de BMW, Volvo, VW e outros.
Por último, temos as "Chaves Inteligentes" ou "Chaves de Proximidade", encontradas principalmente em veículos mais recentes.
Essa característica foi adotada por praticamente todos os fabricantes devido à sua facilidade de uso. Para fazer essas chaves funcionar, estas só têm de estar próxima do veículo, permitindo que você abra e tranque as portas e ligue o motor com facilidade. Não é necessário colocá-las em um local específico dentro do veículo para ativá-las.
Todas essas chaves possuem uma lâmina embutida oculta para acesso ao veículo no caso de problemas com a chave ou outras funcionalidades do veículo.